Relembrando 2016: exposição “Rio Antigo” registra recorde de público no Clube Militar

Por: Clube Militar 5 de fevereiro de 2026

Nas redes sociais, uma nova trend tem ganhado força: “2026 é o novo 2016”. A ideia é simples e nostálgica: revisitar momentos marcantes de uma época que ficou na memória coletiva. E, para o Clube Militar, essa comparação faz todo sentido.

Em 2016, em pleno ano de Olimpíadas e Paralimpíadas no Rio de Janeiro, o Clube viveu um período especialmente ativo no campo cultural, com uma programação intensa de exposições artísticas, consolidando-se como um importante espaço de valorização da arte. Agora, em 2026, a trend surge para resgatar esse espírito de nostalgia.

Entre 20 de julho e 18 de setembro de 2016, o Clube Militar promoveu a exposição “Rio Antigo: Memórias da Cidade – 1700 a 1930”, que se tornou um dos grandes destaques da programação cultural daquele ano. Realizada no Salão Nobre, no 5º andar da Sede Central, a mostra reuniu cerca de 140 obras de 38 artistas plásticos convidados, oferecendo ao público uma verdadeira imersão na história e na transformação urbana do Rio de Janeiro. A mostra recebeu cerca de 2.500 visitantes cariocas e turistas, estabelecendo, à época, um recorde de público no Clube Militar para esse tipo de evento cultural.

Dsc 0387
Dsc 0301

A programação incluiu ainda a realização de cinco palestras temáticas sobre o Rio Antigo e sua influência na construção da identidade brasileira, ministradas por Vera Lima e Carmen Thompson, profissionais com ampla atuação nas áreas de cultura e educação.

Naquele período, o Clube também se destacava por incentivar o movimento artístico de forma ampla, abrindo espaço para exposições independentes de artistas, por meio de locação de seus espaços culturais. Assim como antigamente, o Clube segue atento aos movimentos da sociedade. Se 2026 é o novo 2016, que seja também mais um ano de eventos memoráveis dentro da Casa da República.

Dsc 0444
Dsc 0394
Dsc 0437

Veja mais fotos desse evento histórico no Flickr.

Topo