21 de fevereiro: Recordando a Batalha de Monte Castelo

Por: Clube Militar 21 de fevereiro de 2024

Há 79 anos, a bravura dos pracinhas para lutar ao lado dos Aliados contra os países do Eixo, se tornou um dos feitos mais memoráveis da Força Expedicionária Brasileira (FEB): a tomada de Monte Castelo, na Itália, durante o final da Segunda Guerra Mundial contra os alemães.

Em de 30 de junho de 1944, o 1º escalão da FEB embarcou com destino às terras italianas. A operação envolveu quatro tentativas durante o inverno de 1944/1945. A batalha iniciou-se às 5h30 da manhã do dia 21 de fevereiro de 1945. A 1° Divisão de Infantaria Expedicionária cruzou a linha de partida e seguiu, resoluta, na direção do objetivo.

Duas divisões, a 10° de Montanha norte-americana e a brasileira em ação combinada, fortemente apoiadas pela artilharia e aviação, conseguiram obter a necessária superioridade, em pessoal e material, indispensável a quem ataca uma posição defensiva organizada. Ao final da tarde, depois de uma jornada árdua, as forças brasileiras silenciaram a defesa inimiga. E, às 17h20, fruto do suor e sangue dos soldados, pode-se ver, no topo daquela elevação, a vitoriosa bandeira do Brasil. Após a luta, Monte Castelo ouviu os gritos de Vitória dos febianos. Era a celebração do primeiro combate vitorioso da primeira Divisão de Exército durante a batalha dos Apeninos.

(Fonte: CComSEx)


“A memória do Exército deve ser preservada não somente pela lembrança comemorativa, mas principalmente pelo respeito aos fatos e acontecimentos. No caso da FEB, dentre outras, há as acima mencionadas: “O Exército na História do Brasil” (BIBLIEX, 1998), “A FEB pelo seu comandante” (BIBLIEX, Instituto Progresso, 1947); e “Cinco Séculos de História Militar do Brasil: espaço, cultura, sociedade e nação. (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 2021).

Vivemos um momento de perigosa manipulação da História. É preciso respeitá-la.”

(Texto do historiador Muniz Costa)

Topo