Sétima edição do Festival Militum celebra a memória militar brasileira no cinema

Por: Clube Militar 23 de julho de 2025

Em sua sétima edição, no ano de 2025, o MILITUM (Festival de Cinema de História Militar) recebeu a inscrição de 26 filmes, sendo 22 documentários e 04 ficções, provenientes de nove estados do Brasil (ES, PB, PE, PR, RJ, RS, SC, SE e SP) e abrangendo três regiões nacionais, além de uma produção internacional oriunda da Itália, com um total de mais de nove horas de material audiovisual. Destacamos que três obras declararam terem sido produzidas especificamente para participarem do Festival Militum, reforçando nossa proposta de fazer produzir a memória nacional na cinematografia.

​Os filmes, produzidos entre 2006 e 2025, trouxeram como tema a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (sempre notável como o tema mais frequente), com destaque tanto para a Força Expedicionária Brasileira quanto para a Batalha do Atlântico, a história da Base Naval de Val de Cães, o episódio do Cerco da Lapa durante a Revolução Federalista, as fortificações coloniais que garantiram as fronteiras brasileiras, as lutas portuguesas e indígenas contra invasores holandeses e franceses, a atuação histórica da Intendência na Marinha do Brasil, o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, uma inusitada suspensão de emergência da Esquadra na década de 1970 e os 90 anos de atuação do Tribunal Marítimo brasileiro.

De todo esse valioso material, a Comissão Organizadora selecionou 15 obras para serem exibidas ao público durante os cinco dias do Festival, concorrendo às premiações concedidas pelo Júri Popular e pelo Júri Oficial, que entregarão aos melhores filmes das diversas categorias o troféu Apollo.

O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Conta ainda com o apoio da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO), da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Direção Central (ANVFEB) e do Clube Militar.

Confira a programação completa e mais informações aqui.

Topo