Livros da biblioteca Olavo Bilac que contam a história do Dia da Bandeira

Por: Comunicação Social 18 de novembro de 2022

Livros da biblioteca Olavo Bilac que contam a história do Dia da Bandeira

A Bandeira Nacional Brasileira foi criada em 19 de novembro de 1889. Marcou o fim do império e o início da república no Brasil, proclamada no dia 15 de novembro do mesmo ano. Deste modo, a comemoração passou a ser, anualmente, quatro dias após a da Proclamação da República.

O símbolo nacional foi planejado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Com desenho feito por Décio Vilares e pintado pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, a inspiração veio da Bandeira do Império com o círculo azul e a frase positivista “Ordem e Progresso” no lugar da Coroa Imperial.

Em 1992, a bandeira teve a sua última atualização. A lei Nº 8.421 estabeleceu que todos os estados fossem representados pelas estrelas, sendo adicionado os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

A biblioteca Olavo Bilac, localizada no 6° andar da Sede Principal, possui três livros que abordam esse símbolo, a Bandeira Nacional. Os nossos livros servem para pesquisadores ou amantes de História. São eles: A Bandeira do Brasil por Raimundo Olavo Coimbra, Histórico das Bandeiras de Antonieta Barreira Cravo e Símbolos Nacionais na Independência escrito por Jonas Correia.

Livro Bandeira Do Brasil

A Bandeira do Brasil – Raimundo Olavo Coimbra

Livro Simbolos Nacionais

Histórico das Bandeiras – Antonieta Barreira Cravo

Livro Bandeira

Símbolos Nacionais na Independência – Jonas Correia

Funcionamento da Biblioteca: de segunda-feira a sexta-feira das 11h às 17h.

Topo