Os Jogos Olímpicos de 2024 chegaram ao fim neste domingo, dia 11, deixando um legado de superação e conquistas para o esporte brasileiro. Entre os destaques dessa edição, está a atuação de atletas militares que, com o apoio do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), demonstraram a importância dos militares no esporte nacional.
Criado em 2008 pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério dos Esportes, o PAAR nasceu com o objetivo de fortalecer a equipe Militar Brasileira em competições de alto nível, tanto no Brasil, quanto no exterior. Atualmente, o programa apoia 548 esportistas militares, oferecendo-lhes suporte técnico, material e psicológico, permitindo que alcancem o máximo desempenho em suas modalidades.
A importância do PAAR se reflete nos resultados alcançados pelos atletas militares em diversas competições. Nomes como da sargento do Exército Beatriz Souza, ouro no judô +78kg feminino, do Caio Bonfim, sargento da Aeronáutica, conquistando a prata na marcha atlética, primeira medalha na modalidade na história do Brasil, da Flávia Saraiva, também sargento da Aeronáutica, que brilha na ginástica artística, e das medalhistas de ouro no vôlei de praia e sargentos do Exército Ana Patrícia e Duda são exemplos de como o programa tem impulsionado o esporte nacional. Esses atletas carregam consigo os valores e a disciplina adquiridos na vida militar.
O apoio fornecido pelo PAAR vai além do treinamento. Os esportistas militares recebem uma estrutura completa que inclui assistência médica, nutricional e psicológica, além de equipamentos de última geração. Esse suporte é fundamental para que os atletas possam se dedicar, integralmente, aos seus treinos e competições, sem preocupações externas que possam comprometer seu desempenho.
Os Jogos Olímpicos de 2024 foram mais uma oportunidade para que os atletas militares brasileiros mostrassem ao mundo a força e a garra de quem é formado pela rigorosa disciplina militar. O PAAR não só fortalece o esporte nacional, mas também contribui para o desenvolvimento das Forças Armadas, unindo as virtudes do esporte com a missão de servir à Nação. Assim, cada vitória nas arenas olímpicas também é uma vitória do Brasil, tanto no esporte quanto no desenvolvimento do País.