Na última quinta-feira, 21 de agosto, a Sede Central do Clube Militar recebeu mais uma edição do Ciclo de Palestra Sena Madureira, que desta vez apresentou o tema “Do Grito ao Manuscrito: relato dos momentos decisivos que selaram a amizade e a paz entre Brasil e Portugal”. O encontro foi conduzido pelo professor Sebastião Amoedo, presidente do Conselho de Minerva (UFRJ), que também lançou seu livro “Do Grito ao Manuscrito”, em alusão aos 200 anos do Tratado do Rio de Janeiro marco histórico que consolidou a Independência do Brasil diante da comunidade internacional.
Durante a palestra, Amoedo trouxe à memória personagens fundamentais como D. Pedro, Leopoldina, José Bonifácio, D. João VI e Joaquim Xavier Curado, destacando o papel de cada um nas negociações que envolveram interesses políticos, intrigas diplomáticas e pressões externas das potências europeias e até dos Estados Unidos da América.
Destaque para as condecorações
Na ocasião, foi feita a entrega do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, honraria criada pelo Conselho de Minerva e concedida em reconhecimento a personalidades de destaque.
Receberam o colar o General Jorge Alves de Carvalho, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição;


Também recebeu a condecoração o professor doutor Alberto Schanaider, diretor da Faculdade Nacional de Medicina e integrante da Academia Nacional de Medicina, simbolizando a valorização do conhecimento e do legado acadêmico em prol da história nacional.


Cultura e memória
O evento foi aberto ao público e, ao final, todos os presentes receberam gratuitamente um exemplar autografado do livro “Do Grito ao Manuscrito”.
