O Clube Militar celebrou, no dia 19 de novembro, às 13h30, a aguardada reabertura do Salão Tuiuti, o famoso Salão Nobre, localizado no 5º andar da Sede Central. Fechado para obras de revitalização, o espaço histórico volta a receber eventos culturais, solenidades e exposições, reafirmando seu papel como um dos ambientes mais emblemáticos da Instituição.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, sócios, convidados especiais e colaboradores. Três ex-presidentes do Clube, também, estavam presentes, prestigiando o evento: o General Gilberto Figueiredo (2006-2010), o General Renato Cesar Tibau (2010-2014) e o General Gilberto Pimentel (2014-2018).

Uma programação marcada por história
O evento começou com o canto do Hino Nacional e o preito à Bandeira Nacional, abrindo oficialmente a cerimônia. Em seguida, os presentes acompanharam um breve histórico da Sede Central e do próprio Salão Nobre, que há décadas abriga sessões solenes, bailes de gala, palestras e grandes eventos culturais do Clube.
Como parte da programação, foi inaugurada a exposição “Clube Militar: A Casa da República”, que retrata momentos marcantes da história do Clube e sua relação com a vida republicana brasileira.
Sobre a exposição permanente, Fernanda Marques, museóloga do Clube, conta como foi o planejamento. “A exposição foi pensada de forma a contemplar desde sua fundação até os dias atuais. Então a gente foi coletando objetos, quadros, documentos, fotografias que pudessem de melhor maneira ilustrar essa temática, essa história contada, essa memória, ressaltando alguns fatos históricos”, conta Fernanda.
Entre as obras, ela destaca o mobiliário do Barão do Rio Branco, que não poderia ser deixado de fora da exposição pela sua imponência. “Uma das que chama mais atenção é o mobiliário do Barão do Rio Branco que está em destaque e que foi restaurado faz alguns anos. Também temos a obra A República, de Délcio Vilares. É o mesmo artista que também fez o Benjamin Constant, que está próximo do imobiliário. É um artista reconhecido, do início do século passado, e que dá um certo destaque à nossa exposição”, finaliza.

O Diretor Cultural, Gen Oliveira Sousa, abordou a importância do Salão Nobre para o Clube. “Vejo que nós avançamos bastante na projeção do que nós temos nesta área, como acervo histórico cultural. Então, o Salão Nobre do Clube Militar, assim como foi mostrado durante a palestra, foi palco de uma série de atividades de relevância até para o próprio País. Muitos outros eventos sociais, culturais e artísticos aconteceram neste espaço”, falou.
A reabertura trouxe muitas memórias aos visitantes e foi o caso do ex-presidente Gen Pimentel que relembrou seu momento mais emblemático no Salão Nobre, “A memória mais marcante que eu tenho do Salão Nobre foi da passagem de comando para o General Mourão com o salão repleto, foi um dia muito bonito do Clube. O general Mourão, depois, logo em seguida, foi ser Vice-presidente da República. Eu acho que foi o dia culminante. Mas, debaixo de tudo isso, eu tenho lembrança de muitas realizações aqui”.
Um novo capítulo para o Salão Tuiuti
Com sua reabertura, o Salão Nobre volta a ocupar o papel que sempre teve na vida cultural e institucional do Clube Militar: um espaço artístico que leva a identidade do Clube para o Brasil. A revitalização preserva seu valor histórico ao mesmo tempo em que prepara o ambiente para receber novos eventos, exposições e celebrações. O Clube Militar reafirma, assim, seu compromisso com a história e com a promoção da cultura para todos os seus associados.
Confira algumas fotos abaixo:








Todas as fotos podem ser conferidas aqui.




