Se o mês de outubro é voltado para a conscientização do câncer de mama, o mês de novembro tem como foco o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens. Em razão disso, o movimento Novembro Azul, com origem em 2003 na Austrália, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Com estimativa, desde 2021, de mais de 71 mil casos no Brasil, sendo 16 mil fatais, a campanha se torna extremamente necessária e de utilidade pública. Desse modo, listamos os principais sintomas que a doença causa:
- Aumento da necessidade de ir ao banheiro, com mais frequência à noite;
- Ardência ou dor ao urinar;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
O que pode aumentar o risco da doença?
Um fator de risco importante é a idade. Conforme informações do INCA, o surgimento e a mortalidade aumentam expressivamente após os 60 anos. Outras causas estão ligadas aos maus hábitos de vida, como obesidade e tabagismo. Fatores genéticos também refletem na incidência do câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar o tratamento adequado.