Eventos

Palestra – Da paz à guerra!

14/09/2023

O Ciclo de Palestras Sena Madureira recebeu a Major Gabriela Rocha Bernardes que relatou ao público detalhes da sua missão de Cessar-fogo da guerra civil sudanesa na região de Darfur, Oeste daquele país.

A Major atuou como a primeira oficial de relatórios brasileira do Comitê Permanente de Cessar-fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS), função cujo objetivo é monitorar e registrar as negociações e os acordos.

Relatou ao público suas marcantes experiências vividas no continente africano. Discorreu como foi deixar sua farda e armamentos de lado, conviver com pessoas de culturas diferentes, como era o relacionamento com as pessoas que residiam lá e com as equipes que liderava.

“Eu uma mulher branca, que não usava hijab, com os braços descobertos, era diferente para eles, despertando a curiosidade, principalmente, quando dizia que morava no Brasil, para eles o país do futebol”. “Pessoas gentis”, disse-nos Gabriela.

Ao falar sobre a guerra, a Major relata que: “quando se iniciaram os 30 dias do Ramadã (momento sagrado para os muçulmanos), só 13 dias foram de paz”. O que era uma missão de paz se tornou de guerra. Entre bombardeios e horas seguidas de tiros, simultaneamente, buscava tranquilizar seus familiares distantes no Brasil.

Após longos dias de suspense e incertezas, a Oficial e seus colegas conseguiram sair do Oeste do Sudão por meio de uma aeronave, tendo que deixar seus pertences para trás, com mais de 50 pessoas a bordo.
Finalizou compartilhando com o público ali presente, seus momentos de tensão e experiências, respondendo as inúmeras perguntas. A Major diz que: “se fosse convocada novamente, eu iria”!
É o retrato perfeito da realização da missão por um profissional de estirpe.

O Clube Militar, desde já, agradece não só à brilhante oficial, como, também, ao Comando Militar do Leste que a disponibilizou para o evento

A Palestra aconteceu no dia 14 de Setembro no Auditório Sena Madureira – 7° andar da Sede Principal, às 14 horas

Topo