Eventos

Espetáculo “Aos Sábados”

06/04/2024

A peça teatral “aos sábados” estará em cartaz de 06 a 28 de abril, aos sábados e domingos, no Teatro Fashion Mall – RJ.

Os sócios do Clube Militar terão o desconto de 50% no ingresso do evento podendo ser adquirido no site da Sympla ou na Bilheteria do referido teatro.

Obs.: É imprescindível a apresentação da carteirinha de sócio do Clube Militar no dia do espetáculo.

Sinopse:

Uma abordagem sobre o Alzheimer, o amor e as riquezas do cotidiano em família.

Um dos textos vencedores do I Concurso de Dramaturgia Flávio Migliaccio em 2020, a peça “Aos sábados”, de Adyr de Paula, volta aos palcos no dia 5 de abril no Teatro Fashion Mall, em São Conrado. O autor se inspirou na história de sua mãe, uma mulher batalhadora que criou quatro filhos com seu trabalho de costureira e aos 60 anos foi diagnosticada com Alzheimer. Segundo ele, “a criação da peça, uma obra de ficção baseada em alguns fatos reais, foi um processo terapêutico, uma forma de celebrar o amor e fazer uma justa homenagem”.

Atualmente como diretor de uma escola de educação infantil, Adyr conta que desde jovem sempre pensou em escrever um espetáculo teatral. ‘Aos sábados’ é sua primeira peça e essa oportunidade veio através do Concurso de Dramaturgia Flávio Migliaccio. O espetáculo fez grande sucesso em apresentações na cidade ano passado e tem estreia no dia 5 de abril, às 20h, na sala 1 do Teatro Fashion Mall. A nova temporada ficará em cartaz do dia 6 ao dia 28 de abril, sempre aos sábados e domingos, às 19h, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet – n° 8.313.

A peça “Aos sábados” conta a história de Jandira e suas duas filhas, Regina e Malu ao longo de três décadas. A peça é dividida em três atos e mostra o amor entre as personagens que vivem alegrias e dores, e os altos e baixos da relação familiar. Os encontros divertidos que elas têm todos os sábados passam a ter novos tons quando o Alzheimer acomete Jandira. Mas com ternura, esperança e improvável otimismo, essas mulheres juntas enfrentam a doença de maneira surpreendente.

O Alzheimer e sua marca na história familiar são tratados com leveza e sensibilidade, mostrando que com amor e coragem, as adversidades podem ser enfrentadas e que acolher é a melhor forma de suportar a ausência de consciência do parente que está doente.

“Essa é uma peça para fazer pensar e trazer reflexões sobre a nossa pequeneza diante do tempo que passa tão rápido e leva embora os nossos entes queridos. Uma história sobre a saudade que fica mesmo em vida, quando vemos a memória se esvaindo. Não é uma história só sobre a doença, é sobre as riquezas de nosso cotidiano familiar que às vezes não damos valor e não prestamos atenção. Escolhi o nome “Aos sábados” porque era o dia da semana que ia visitar minha mãe e essas visitas hoje são lindas lembranças”, explica o autor Adyr de Paula.

Com direção de Danilo Salomão a peça tem no elenco as atrizes Luiza Lewicki, Nedira Campos e Nina da Costa Reis e participação de Sophia Fried e Pedro Baião.

SIGA ‘AOS SÁBADOS’:
https://www.instagram.com/aossabados/

Topo