Reunião inicial para a catalogação de moedas históricas do acervo cultural

Por: Comunicação Social 5 de outubro de 2022

Ontem, dia 04 de outubro, a diretoria do Clube Militar, juntamente com a museóloga Fernanda Marques, recebeu o numismata e colecionador Paulo Renato Leite de Castro para tratar de assuntos acerca das moedas do acervo cultural. A primeira reunião foi o pontapé inicial para a catalogação e restauração das peças. As moedas nacionais são datadas a partir de 1869.

Paulo Renato ofereceu um livro catálogo que ajudará no processo de classificação das moedas aos responsáveis, a museóloga Fernanda e o Diretor Cultural Gen Bda José de Oliveira Sousa. Ele comentou como seria esse trabalho inicial, “Temos que olhar uma por uma para então começar a catalogação e é trabalhoso identificar cada uma delas, já que vi que são muitas. Eu não sei ainda que tipo de metal tem aqui, mas acredito que uma de prata do império tem. Para colecionismo toda moeda tem valor. A classificação começa devagar, pois você não sabe onde a moeda está no catálogo e demora para achar, mas com a utilização desse catálogo você vai pegando mais prática e depois vai organizando tudo em envelopes em uma sequência para depois ser colocado no mostruário”.

Catalogacao Moedas 01

“A gente vai estudar e somente a partir dessa pesquisa saberemos a importância e o valor delas para a história do Clube”, comentou Fernanda a respeito da relevância desse material.

As moedas sendo confirmadas com valor histórico para o Clube, serão, posteriormente, incrementadas na exposição permanente do Salão Nobre, no 5° andar. O numismata é o especialista em numismática, nome dado ao estudo histórico e artístico de moedas e cédulas.

Catalogacao Moedas 02
Topo