Os “absurdos” da Academia Militar das Agulhas Negras

Por: Autor Desconhecido 2 de maio de 2022

Há no Brasil uma Instituição “atrasadíssima”! A AMAN!

Imaginem só, a AMAN, que forma os oficiais do Exército Brasileiro, é uma Instituição de ensino superior onde NÃO HÁ “cola”. Nem pichação de paredes! Os apartamentos são limpos diariamente pelos próprios cadetes! E tudo tem que estar muito bem arrumado! Os horários são cumpridos RIGOROSAMENTE. Um minuto é um ENORME ATRASO! Nenhum cadete joga lixo no chão. Nem as pontas de cigarro. A gente anda na AMAN e parece que um poderosa empresa de faxina acabou de limpar tudo…mas não é isso: é que ninguém espalha lixo e sujeira!

Lá o professor (chamado MESTRE) é tratado com respeito e reverência máximas. O Cadete (Aluno da AMAN) só progride por méritos próprios, e pasmem , NÃO HÁ USO de maconha ou qualquer tipo de droga. Será desligado o cadete que fizer uso.

A vida dos cadetes não é fácil: acordam invariavelmente por volta de 5 e 30 da manhã. Têm atividades o dia inteiro – aulas, treinamento físico (corridas, natação, pistas de obstáculos, tiro, etc). Vão dormir, em apartamentos espartanos, com 12 ou 8 cadetes cada, por volta de 23 horas, pois o estudo deve ser feito entre o jantar e o toque de silêncio, quando as luzes dos apartamentos se apagam. Se quiser estudar depois das 23 horas, pode – mas tem que ser em uma sala de aula. Não há tempo livre para estudo individual de dia – só aos sábados e domingos! Têm que ficar na Academia a semana toda. Se cometer algum erro – pode ficar punido no final de semana, sem sair da Academia. Tirar serviços – plantão de 2 horas de madrugada, de quando em quando. Fazer ronda de segurança nas madrugadas faz parte. Quando vão para exercícios militares passam fome, sede e ficam sem dormir ou dormem 2 ou 3 horas por noite. Passam semanas em montanhas com 2 ou 3 graus negativos. Atravessam rios e represas a nado, conduzindo seu equipamento. Aprendem a saltar de aeronaves e viaturas em movimento, arriscando a integridade física ou mesmo a vida. Aprendem a dormir molhados e ao relento. Fazem deslocamentos a pé, conduzindo suas armas e equipamentos por dezenas de quilômetros. Ficam longe de pais, irmãos, namoradas.

Todas essas dificuldades fazem surgir amizades que nunca mais são esquecidas. Por isso voltam de 5 em 5 anos para se encontrar e reverenciar a sua ACADEMIA, E fazem isso até morrer! E vibram quando se encontram – parecem irmãos que estavam distantes – na verdade são! Irmãos de armas, cuja amizade é amalgamada como se fosse um cimento eterno e inquebrável.

Mais algumas coisas antiquadas que acontecem nessa instituição “atrasada”:o lema dos cadetes é CULTUAR a VERDADE, a HONESTIDADE, a RESPONSABILIDADE e a PROBIDADE. (é incrível, os armários dos Cadetes não precisam de chaves ou cadeados. Os livros ficam em armários sem portas!).

Na AMAN, o Cadete aprende a amar e proteger o Brasil, (amar e proteger o Brasil é dever de todo brasileiro).

COMENTÁRIO: NÓS QUE FOMOS FORMADOS E SERVIMOS NA AMAN, NOS ORGULHAMOS DA NOSSA UNIVERSIDADE MILITAR, QUE FORMA OFICIAIS COMBATENTES PARA O EXÉRCITO E HOMENS DE BEM PARA O BRASIL. NÃO HÁ NADA PERFEITO: SABEMOS! MAS NOS ESFORÇAMOS PARA CUMPRIR A NOSSA MISSÃO = DEFENDER O BRASIL E SEUS VALORES E INSTITUIÇÕES. COM O SACRIFÍCIO DA VIDA, SE NECESSÁRIO. ESPEREMOS QUE NUNCA SEJA PRECISO.

BRASIL ACIMA DE TUDO!

Topo