Dia do Museólogo: Conheça o trabalho da Fernanda Marques no Clube

Por: Comunicação Social 18 de dezembro de 2022

O Dia do Museólogo é comemorado hoje, dia 18 de dezembro. Em homenagem à data, entrevistamos a Fernanda Marques, a museóloga do Clube. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Mestra em Museologia e Patrimônio – PPGPMUS, ela ingressou no quadro de colaboradores em julho deste ano e vem realizando diversas tarefas para preservar todas as obras do acervo da Casa da República.

Dia Museologo 01
Identificação e catalogação de condecorações

Desafios e rotina no Clube

Um dos grandes desafios que a museóloga vem enfrentando, desde sua chegada, é uma infestação de cupim que destruiu boa parte do madeiramento das pinturas, chassis e molduras, e, em alguns casos, atingiu as obras. “Mesmo com o trabalho de descupinização nas áreas do Departamento Cultural, bem como o trabalho individualizado que temos realizado na Reserva Técnica (lugar onde são armazenadas as obras do acervo que não estão em exposição), ainda não posso dizer que esta infestação esteja controlada. Existe uma série de outras pinturas que precisam de tratamento e encontram-se expostas nas diversas dependências do Clube Militar”, ela avalia.

Dia Museologo 02
Fernanda em seu local de trabalho

Fernanda tenta seguir uma rotina certa de trabalho, realizando as tarefas propostas ao longo do dia. Uma das primeiras atividades é checar o desumidificador de ar que costuma encher de um dia para o outro. Esse aparelho equilibra a umidade do ambiente, diminuindo incidências de mofo e possível presença de cupins. Outra atividade que Fernanda desempenha é a parte administrativa, como fazer orçamento e pedido de material.

“A parte da tarde é voltada, exclusivamente, para o trato com os objetos do acervo, que compreende a descupinização, a catalogação em todas as suas etapas, a higienização e o acondicionamento. As etapas de trabalho vão mudando conforme a conclusão das anteriores. Cada objeto tem a sua especificidade, seja na forma de higienizar, como na maneira correta de acondicionar. Isso exige de toda a equipe uma atenção e cuidados redobrados”, comenta. A equipe é formada pelo auxiliar, Josinaldo, pela estagiária de Museologia, Ariane e pelo Jovem Aprendiz, Luiz Gabriel.

Dia Museologo 03
Equipe trabalhando na higienização de medalhas
Dia Museologo 04
Condecoração higienizada e acondicionada em embalagem hermética

A paixão pela museologia

Fernanda conta que o que ela mais gosta na sua profissão é o trabalho de bastidores que se desenvolve dentro da Reserva Técnica, “Na minha visão a preservação dos objetos museológicos é o cerne da Museologia. Alinhado a isso tem o manuseio do objeto, extrair todas as informações contidas nele, os cuidados na remoção de agentes de deterioração e o acondicionamento específico de acordo com a sua composição. Para se preservar algo, precisa-se, primeiramente, conhecer a coisa. É justamente onde entra a documentação museológica, um conjunto de atividades e procedimentos técnicos necessários para o controle do acervo e gerenciamento de toda a sua informação”.

Os profissionais de museologia planejam, organizam, administram, dirigem e supervisionam os museus, as exposições, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins, entre outras atividades, algumas delas são: solicitar o tombamento de bens culturais e o seu registro em instrumento específico; realizar perícias destinadas a apurar o valor histórico, artístico ou científico de bens museológicos; orientar a realização de seminários, colóquios, concursos e exposições de âmbito nacional ou internacional; informar os órgãos competentes sobre o deslocamento irregular de bens culturais. Confira aqui todas as atribuições de um museólogo.

Topo