Atividades aquáticas para você aproveitar o verão e melhorar a saúde

Por: Comunicação Social 11 de janeiro de 2023

Esta época do ano é conhecida pelas altas temperaturas e pelo calor excessivo, que trazem, muitas vezes, prejuízos para a saúde das pessoas. Os esportes aquáticos são uma ótima alternativa para manter a saúde em dia, amenizar o calor e divertir enquanto se está praticando o exercício. Para aproveitar melhor o verão nada mais prazeroso do que estar na água nadando.

Considerando isso, trouxemos alguns esportes aquáticos que podem deixar o seu verão mais agradável, além de desenvolver o seu condicionamento físico de uma forma leve, divertida e dinâmica.

Conheça os exercícios

Natação

Atividades Aquaticas 01

A natação é um esporte popular que muitas pessoas praticam, pois não se precisa de muitos equipamentos, a não ser óculos de natação, roupa de banho e uma touca para aqueles que nadam profissionalmente. Para os amadores somente o maiô e a sunga bastam. Nadar é um ótimo exercício aeróbico, além de ser muito prazeroso e refrescante para os dias muito quentes.

Hidroginástica

Atividades Aquaticas 02

Se refrescar, perder peso e fortalecer os músculos ao mesmo tempo? Com a hidroginástica isso é possível! Esse tipo de atividade é uma combinação da natação com exercícios aeróbicos que proporcionam vários benefícios a saúde, como a melhora na circulação sanguínea, o fortalecimento dos ossos, o aumento da coordenação motora e a preservação das articulações, sendo ideal para quem está acima do peso.

Hidroterapia

Atividades Aquaticas 03

A hidroterapia pode ter semelhanças com a hidroginástica, porém a grande diferença dela é o objetivo: reabilitar e promover a saúde do paciente. Outro ponto é que os profissionais habilitados são os fisioterapeutas. Por ser uma atividade não invasiva é ideal para pessoas que apresentam doenças articulares, reumáticas e neurológicas.

Deep Water Running

Atividades Aquaticas 04

Esta modalidade é um pouco diferente das demais, já que seu propósito é focado em lesões dos atletas. A atividade consiste em uma corrida simulada em uma piscina na qual o paciente usa dispositivos que flutuam para que seus pés não toquem no chão. A principal característica deste tipo de exercício é o baixo impacto nas articulações, ideal para a reabilitação desses atletas. A técnica, além de melhorar a performance, favorece o condicionamento físico, já que alguns dos benefícios são o aumento da força e da resistência muscular e redução de dores.

Todas essas atividades você consegue fazer no Clube com profissionais qualificados e em piscinas adequadas, como a nossa semiolímpica. Confira os dias, horários e contato dos professores aqui.

Topo