Dia do Bibliotecário: Uma profissão que vai muito além de organizar livros

Por: Comunicação Social 10 de março de 2023

Um dos profissionais mais antigo do mundo é comemorado nesse domingo, dia 12 de março: o bibliotecário. Pode-se pensar que a profissão visa apenas manter uma biblioteca em ordem, porém vai muito além disso. O profissional, formado em biblioteconomia, trabalha para o desenvolvimento cultural do país.

Ele gerencia todas as tarefas realizadas dentro de uma biblioteca, entre as quais estão a manutenção de sistemas do acervo físico e digital, a catalogação e indexação de obras e a organização, padronização e classificação da informação. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o bibliotecário adquiriu, também, novas atribuições. Atua como elo entre o usuário e a informação, na preservação da memória documental de uma instituição alinhado com a missão e valores institucionais, além de agir como um educador social.

A bibliotecária Laline Telles de Menezes, que sempre gostou de frequentar as bibliotecas, achando encantador ver as estantes repletas de livros, plenos de informação e conhecimento, conta porque escolheu a profissão: “Antes eu cursei contabilidade que é da área de exatas e não tem nenhuma relação com a biblioteconomia, porém eu sempre gostei de organização e tinha um desejo de trabalhar com cultura, pesquisa, educação e livros. Então, eu escolhi ser bibliotecária”.

Os desafios da profissão atualmente

Atualmente, um dos desafios da profissão é a diminuição da frequência de usuários nas bibliotecas em decorrência, principalmente, do período em que passamos pela pandemia e que, ainda, mesmo no pós-pandemia persiste. Laline aborda como os desafios deram lugar a oportunidades: “Esse desafio deu lugar a oportunidade de colocar em prática o Projeto de Digitalização do Acervo das Revistas do Clube Militar”.

“Estamos reorganizando o acervo da biblioteca para facilitar o acesso do usuário à informação, inventariando o acervo, catalogando no Sistema Pergamum no qual integramos a Rede de Bibliotecas do Exército e digitalizando as Revistas do Clube Militar. Também, estamos realizando uma triagem do acervo para identificar as obras raras, com o auxílio de duas estagiárias, Gabriella Rodriguez e Ana Beathriz Torino”.

A bibliotecária relata o que mais gosta na sua profissão: “Fazer, no dia a dia, catalogação de livros de História, principalmente, aqueles que citam fatos onde o Clube Militar teve participação na vida do Brasil”.

A biblioteca Olavo Bilac encontra-se na Sede Principal, no 6° andar, localizada na Avenida Rio Branco, 251.

Topo