Abolição da Escravatura: 135 anos e a ligação com o Clube Militar

Por: Clube Militar 11 de maio de 2023

A abolição da Escravatura foi assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, após uma intensa mobilização pelo decreto da Lei Áurea Nessa, no qual estava inserido o Clube Militar. A data completa 135 anos em 2023.

Enquanto a corrente republicana ganhava cada vez mais força e o Império passava por crises, a Casa da República foi fundada, abrigando os defensores da Pátria que lutavam pelo fim da escravidão e pela instauração da República. No mesmo ano em que a Instituição foi criada, o seu Presidente na época, Marechal Deodoro da Fonseca, endereçou uma petição à Princesa Isabel, onde solicitava que o Exército não fosse mais utilizado como “capitães do mato”, que consistia em capturar escravos foragidos.

Em trecho da carta, o Marechal declarou:

“Senhora,

Os oficiais, membros do Clube Militar, pedem a Vossa Alteza Imperial vênia para dirigir ao Governo Imperial um pedido, que é antes uma súplica…

… a liberdade é o maior bem que possuímos sobre a terra; uma vez violado o direito que tem a personalidade de agir, o homem para reconquistá-la é capaz de tudo; de um momento para outro ele, que antes era um covarde, torna-se um herói…

… em todos os tempos os meios violentos de perseguição não produziram nunca o desejado efeito.

É impossível, Senhora, esmagar a alma humana que quer ser livre.

Por isso, os membros do Clube Militar, em nome dos mais santos princípios de humanidade… esperam que o Governo Imperial não consinta que os oficiais e as praças do Exército sejam desviados de sua nobre missão. Se se tratasse de uma sublevação de escravos que ameaçasse a tranquilidade das famílias, que trouxessem a desordem, acreditai que o Exército havia de manter a ordem. Mas diante de homens que fogem, calmos, sem ruído, evitando tanto a escravidão como a luta e dando ao atravessar cidades exemplos de moralidade, cujo esquecimento tem feito muitas vezes a desonra do Exército mais civilizado, o Exército brasileiro espera que o Governo Imperial lhe concederá o que respeitosamente pede em nome da honra da própria bandeira que defende…”

O Governo Imperial atendeu ao pedido. Um ano depois, foi assinada a Lei Áurea libertando os escravos no Brasil.

Obras no Clube referentes à data

O Clube Militar mantém em seu acervo, até os dias atuais, a obra “Petição à Princesa Isabel”, de 1987, pelo pintor Newton Coutinho, que retrata o momento em que o Marechal redigiu a carta a associados do Clube. Já na Biblioteca Olavo Bilac é possível encontrar os seguintes livros: “Guia politicamente incorreto da história do Brasil” de Leandro Narloch, “História da vida privada no Brasil: Império – a corte e a modernidade nacional” e “Quinhentos anos da história do Brasil” de Guilherme de Andrea Frota.

Topo